Turkia

Istambul

(13.08.2007) Vôo para a Turquia. Cheguei em Istambul e fui procurar o albergue. Descansei um pouco e a noite passeei um pouco pelas ruas ao redor do albergue, parei para jantar num restaurante perto da mesquita azul, e voltei para cair morto na cama.

(14.08.2007) Dia de turismo, junto com o pessoal do meu quarto do albergue fui conhecer um pouco da cidade. 1º fomos para a Mesquita Azul, depois íamos visitar a Hagia Sophia, mas a fila estava tão grande que desistimos. Aproveitamos para passear um pouco na beira do mar por volta da fortaleza da cidade, paramos para tomar um café e desfrutar a vista sobre o Bosforo. Depois ainda passeamos por um parque e curtimos as ruelas do centro da cidade. E para fechar o dia um narguile perto do albergue.

(15.08.2007) Após ficar de bobeira na parte da manha, de tarde fui visitar o Grand Bazaar. O mercado é gigantesco, ocupa um quarteirão inteiro. É possível encontrar de tudo, qualquer peça de qualquer marca que você desejar, e os preços são super baratos, existe falsificação boa e ruim!! Independente, uma das coisas mais importantes é negociar, senão você faz um mal negócio!!! No final do dia comecei a planejar meu próximo destino dentro da própria Turquia.

(16.08.2007) Chegou a hora de visitar a Hagia Sophia, hoje em dia um museu, mas foi construída como igreja há muito tempo, e em 1453 transformada em mesquita. É bem interessante, e internamente tem muita coisa para ver, principalmente essa mudança que foi feita, com pinturas sobre pinturas. É sem dúvida o melhor passeio por Istambul.

Depois ainda fui visitar as Cisternas Romanas que remontam do século 6, são gigantescas. Dentro você pode ver a pilastra da lágrima e as cabeças de medusa. Inacreditável como naquela época já se faziam essas coisas.

Final do dia sentei num café para almoçar e fumar narguile, depois peguei o busão ruma a Capadócia.



Capadócia

(17.08.2007) Chegada em Göreme, na Capadócia, de manha. Após me instalar no albergue fui conhecer a região. Caminhei até o Open Air Museum e depois fui fazer uma trilha no vale que a princípio ligava Göreme a Ürgüp. De alguma forma eu peguei um caminho errado em algum lugar, já estava preocupado, pois eu estava totalmente perdido. Pouco antes de desistir de continuar, eu vi a torre de uma mesquita, e por minha surpresa era a mesquita de Göreme, que fica do lado do meu albergue. Que sorte!!! Jantei na praça da cidade, uma mistura de vegetais cozinhada dentro de um vazo de barro, tava muito bom!!

(18.08.2007) Dia de acordar cedo, fiz um passeio de balão as 5:30 da manha e vi o sol nascer lá do alto, fantástico. Depois de voltar tomei um café da manha turco e parti para o passeio turístico. Caminhamos por um vale, entramos em uma igreja dentro das pedras, depois fomos visitar a cidade subterrânea que tem mais que 4000 anos. Essa cidade é incrível, como há tanto tempo já se pensava em engenharia. Sistema de armazenamento, sistema de ventilação, e a segurança então, coisas de ficar viajando, um passeio obrigatório. No final do dia, exausto, estava na hora de voltar para Istambul no busão noturno para partir para Frankfurt amanha.



Gostou do blog? Se estivéssemos num bar, e eu te contasse essa história, você me pagaria um chopp? Contribua com PayPal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário